quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tatuagem Dói? - PT.1

Olá Menin@s,

Pois é. Sei que essa é uma pergunta um pouco boba. Mas MUITA gente ainda pergunta se determinado lugar dói. Então, resolvi responder essa mais algumas perguntinhas sobre tatuagem. Já falei sobre isso uma vez aqui.
Então vamos as perguntas.



1. Tatuagem dói?

DÓI. Tatuagem em QUALQUER LUGAR vai doer, mesmo que seja só um pouquinho. Em algumas pessoas têm lugares que doem mais, em outras o lugar muda. Tenho 15 tatuagens, em lugares espalhados, e posso dizer que um dos lugares que achei fosse doer MUITO foi o pé, e eu não achei que doeu tanto. Já na costela achei que foi a que mais doeu. Foi difícil, mas fiz. Então, DÓI.



2. Quais os cuidados que devo ter após tatuar?

a.Higienize adequadamente: Lavar SEMPRE a tatuagem. Mante-la limpa.
b.Use a pomada corretamente: Pomadas para ajudar a cicatrizar. Usa-las é ESSENCIAL para que a tatuagem tenha o resultado esperado.
c.Não prolongue o uso do filme plástico: Plástico por muito tempo pode dar alergia, o que pode atrapalhar a tatuagem.
d.Não exponha o local ao sol: DE FORMA ALGUMA exponha a tatuagem ao sol. Faz com que a tinta não fique da forma que deveria, escurecendo a tatuagem, e, em certos casos, deformando o desenho.
e.Nada de puxar a casquinha: Pode machucar a tatuagem, também causando deformação na mesma.
f.Não coce o local da tatuagem: Mesmo motivo de puxar a casaquinha.
g.Evite ir à praia: A água salgada e a areia podem ESTRAGAR sua tatuagem. Além de alergia, irá deixa-la suja, podendo assim, aparecer queloide, ou outro tipo de complicação, deixando sua tatuagem com um aspecto feio. Depois de cicatrizada, use SEMPRE protetor solar.
h.Evite alimentos muito gordurosos e condimentados: Esses tipos de comidas podem causar alergias no local tatuado de algumas pessoas. Não é para parar, e sim, EVITAR.



3. Não sei qual desenho fazer. Me dê alguma ideia?

NÃO. O desenho tem que vir da sua vontade. Nunca pergunte ao tatuador ou a outra pessoa. E EVITE fazer uma tatuagem IGUAL a de outra pessoa. Tatuagem é uma coisa pessoal. Um estilo seu. Faça uma tatuagem SUA. Não imite/copie, isso faz com que sua tatuagem perca a personalidade. O que pode ser feito é uma inspiração. Você vê alguém, acha bonito, e leva a ideia para seu tatuador. Ele irá desenhar uma personalizada para você. Entenda também que tem alguns desenhos que não ficam bons na pele por ter muitos detalhes.



4.O que eu posso fazer para não sentir dor na hora da tatuagem?

Não faça NADA. Sinta a dor, apenas. Beber, usar drogas, se dopar são as piores ideias que você pode ter na hora de tatuar. Além de te fazer mexer mais, atrapalhando o tatuador e fazendo com que sua tatuagem possa ter algum erro, pode ser que esse tipo de atitude te faça sentir mais dor ainda. Então, se quer mesmo se tatuar, aguente.



5. Em qual parte do corpo fazer o desenho escolhido?

Infelizmente, a sociedade ainda não aceita totalmente a tatuagem. Alguns locais de trabalho preferem que você as esconda. Então, se você não tem uma profissão com mais liberdade escolha um lugar escondido. Preferencialmente nas coxas ou nas costas.



6. Como escolher um estúdio?

Primeiro, procure o alvará do estúdio. Provavelmente estará pendurado na parede, em algum tipo de moldura, exposto logo na entrada. Olhe bem a higiene do local, se os tatuadores estão com a roupa apropriada e o local bem limpo. Olhe também os trabalhos anteriores do tatuador e o preço. Tatuagem barata não é sinal de profissionalismo. Costuma o preço de um tatuagem pequena variar entre R$80,00 a R$100,00, dependendo do desenho. Se você não está disposto a pagar esse preço, não faça.



7. Quais os desenhos mais procurados?

Entre as meninas borboletas e flores são os mais procurados, pros meninos o Maori ou dragões. Entre os dois, tatuagens com símbolo do infinito, estrelas e nomes são as mais desenhadas. O importante é procurar um desenho que tenha algum significado para você.
Maori


8.Sou Negra(o). Devo fazer tatuagem?

CLARO. O único porém da pele mais escura são as cores claras. Pela pigmentação, elas não costumam pegar, e assim ficam muito claras, ou quase somem. Então recomenda-se utilizar cores escuras, ou a tatuagem de cor preta.


9.Tatuados podem doar sangue?

Têm-se alguns pré-requisitos para doadores, e um deles é não ter feito tatuagem ou piercing em menos de Um ano. Isso acontece porque há algum tempo atrás, ocorria de contrair Hepatite através dessas práticas. Hoje em dia essas atividades são regulamentadas e muito mais seguras.



10.Quanto tempo demora?

Vai variar do seu desenho. Um desenho pequeno/simples (como por exemplo, um nome ou uma estrelinha) pode demorar cerca de 20min a 30min. Uma Borboleta mais elaborada cerca de 1hora. As tatuagens costumam ser divididas em sessões que variam entre 1hr30min e 2hrs. Vai depender do estúdio que você for tatuar. Converse a questão do tempo com seu tatuador antes.



Bom, fiz essas 10 perguntas. De tatuagem eu já entendo, depois de 15 rabisco já considero uma paixão. Qualquer outra pergunta, será bem vinda aqui nos comentários.
E aí, você já tem tatuagem? Pretende fazer?

UPDATE: Tatuagem Dói? - PT.2


Beijos, 
Karol Almeida
Imagens: Tumblr

44 comentários:

  1. Olha, eu até quero fazer tatuagem, em cima da minha cicatriz de cesariana, mas vi muita gente falando mal desse tipo de tatto, mesmo assim não desisti.
    Pesquisei bastante, e achei um desenho +/- do jeito que eu quero.
    Minha pergunta, acho que vc deve conhecer alguem que tenha esse tipo de tatto nesse lugar que eu mencionei, sabe me dizer se doi mais ou se não doi tanto, ja que é em cima de uma cicatriz?
    Ela é horizontal e fina, acha que pode dar mais de uma sessão? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Giovanna. Se a cicatriz já estiver totalmente cicatrizada, vai doer a mesma coisa. O que muda é o tipo de agulha, que tem que ficar mais rasa, e a voltagem da máquina. Mas essa parte já é com o tatuador. Por essas especificações, deve demorar um pouco mais pra tatuar, mas a dor é a mesma. Acredito que seja tranquilo pra aguentar. :D Quando tatuar, vem aqui e conta pra gente.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Oi karol, fiz minha tatto ano passado na cicatriz da cesariana, tipo eu fui com um medo perturbador, senti uma agonia antes de começar a sessão, depois que começou nossa eu não senti bem dizer nada doeu mas não chegou nem aos pés da dor da recuperação da cesariana, eu faria 20x tatto na cicatriz do que encarar novamente uma cesariana ....
      De fato dor é relativo.

      Excluir
    3. Oi karol, fiz minha tatto ano passado na cicatriz da cesariana, tipo eu fui com um medo perturbador, senti uma agonia antes de começar a sessão, depois que começou nossa eu não senti bem dizer nada doeu mas não chegou nem aos pés da dor da recuperação da cesariana, eu faria 20x tatto na cicatriz do que encarar novamente uma cesariana ....
      De fato dor é relativo.

      Excluir
  2. Fiz minha primeira ontem,na panturrilha,
    doeu um pouco quando chegava perto da coxa,mas é algo que se pode aguentar...
    parecia aquelas canetinhas que dão choque...

    pretendo fazer mais algumas ainda :)
    dicas uteis,nem manjava desse rolo de gorduras >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa da gordura influência sim. Tem gente que acaba tendo alergia. É bom evitar, pelo menos no primeiro mês (dependendo do tamanho da tatuagem). :)

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Amei as dicas!

    Tatuei as silhuetas de Sherlock Holmes e John Watson, um em cada panturrilha e adorei a experiência. Não doeu quase nada e os desenhos ficaram lindos demais.

    Já tô até pensando nos próximos desenhos e locais pra tatuar, até mesmo por essa questão de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tatuei a panturrilha também não achei que doeu tanto. :)
      É muito importante pensar mesmo nessa questão de trabalho. Tem muito locais para tatuar que ficam mais escondidos.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. fiz um Apanhador de Sonhos na costela, e concordo com você, foi onde mais doeu. sofri muito ;p mas aguentei, firme e forte, durante 3 horas. e hoje eu digo, se precisasse, faria de novo. passaria pela mesma dor, de novo. só pra ver o resultado, que é ma-ra-vi-lho-so ! Sou apaixonada por tatuagens, e ja estou planejando as próximas haha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Priscilla. Tenho os dois lados da costela tatuado, e dói muito, mas quando está pronto, fica tão bonito. :D

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  5. Tenho uma escrita, na costela também, e além de ter doído bastante, a posição pra fazer nesse lugar é meio desconfortável, então cheguei a esbarrar na mão do tatuador, rs. Mas ficou linda, não me arrependo e farei outra logo. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Karla, é desconfortável pra fazer. Mas tem outros lugares mais tranquilos. Assim que fizer outra nos conte como foi.
      ;)

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. Ola , estou afim de fazer uma tatuagem de um diamante pequeno no pulso , mas nunca uma tatuagem assim em homens , esse tipo de tatuagem é preferencial pra mulheres? ou devo fazer sem o medo de me zuarem por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Manel, eu não vejo problema nenhum. Se esse desenho tem um significado pra você, então faça. Realmente tatuagens pequenas no pulso COSTUMAM ser tatuadas por mulheres. Mas como eu já disse antes, tatuagem tem o significado ÚNICO pra cada um, se você acha que essa é a SUA tatuagem, então faça sem medo. A única recomendação é por questão de trabalho mais pra frente, por ser um lugar mais visível. :)

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  7. A primeira foi um tigre protegendo 4 flores (4 filhos)nas costas. Depois um dream catcher no braço esquerdo, depois 3 palavras em chinês (família, força e verdade), ao lado do tigre, já sobre a coluna, mais tarde uma frase em alemão no antebraço direito (tudo o que sou devo aos meus pais), e por último uma tartaruga Moari na panturrilha esquerda (foi a que mais doeu) - tudo isso nos últimos 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albino, ano passado fiz umas 6 tatuagens. As vezes empolgamos e começamos a fazer aquele tanto. Não recomendo, pq as ideias vão aparecendo e depois você "não tem lugar". hahaha Mas gostei das suas tattoos, desenhos interessantes. :D

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. To louca pra fazer a minha, já escolhi o desenho e tudo . Realmente vi o desenho na internet (uma coruja) e achei lindo, mas quero fazer minhas modificação pra deixar mais a minha cara ... Você podia fazer um post mostrando as suas também, Karol (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Deborah, tenta modificar o seu desenho pra que ele seja só seu. E depois posso fazer sim um post mostrando as minhas tatuagens. :D

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  9. Tô pensando em fazer este mês uma na parte externa da coxa, mas estou bastante receosa com a dor :S
    Já tenho no pulso e foi tranquilo, espero que na coxa seja também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, na parte externa da coxa, achei que doeu mais pra riscar. Mas, ainda assim, é uma parte tranquila de tatuar. :)

      Boa sorte com sua tatuagem,
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  10. Tenho uma borboleta na perna + o tatuador q fez ñ foi dos melhores amanha vou refazer ela e +outra e fazer alguns detalhes a + nela to anciosa e cm pouco d medo pois dessa vez a tatuagem vai ser maior estou apreensiva com a questao da dor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dor, mesmo em "cover-up" é bem a mesma. Se sua tatuagem já está bem cicatrizada, então não terá problema, será a mesma dor. (Me conte se gostou do resultado :) )

      Excluir
  11. Oiii eu estou querendo fazer uma tattoo na costela quero fazer uma declaração de amor ao meus pais vou escrever a seguinte frase ( I love my life because my life are you Mother and father eternal love quanto tempo você acha que vai demorar ?? será que vai doer muito :( ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, costela sempre dói muito. Mas frase é rapidinho. Só verifique se a frase está escrita corretamente e com as devidas pontuações. :)

      Excluir
  12. Hoje vou a fazer um apanhador dos sonhos na costela inteira,quanto tempo vc axa q demora??
    Estou com medo de nao aguentar porém quero mto fazer ela e vou fazer de tdo para aguentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paola. Acho que a essas horas você já fez. hahaha. O tempo de demora sempre depende do tamanho da tatuagem. Mas costela é uma parte que dói muito, independente do tamanho. Espero que tenha "aguentado" e gostado do resultado da tatuagem. :D

      Excluir
    2. hahaha é ja fiz msm,nossa doeu mto mais neim por isso dexei de faze-la fikou linda mais doeu pra caramba,mais ainda tenho que terminar falta sombriar porem ela ja esta pintada,pra falar a verdade ja estou ate pensando em fazer outra na coxa mais axo que dpois da costela neim vou sentir mto na coxa nao é?? lll

      Excluir
    3. Hahaha, pois é. Depois de tatuagem na costela, a coxa fica tranquila. Eu mesma quase não sinto dor na coxa, quando faço. Mas tem gente que sente, mesmo assim, bem menos que na costela. :D

      Excluir
    4. pois é ja até sei o que quero fazer :))
      na costela ainda esta dolorido porém vaaleu a pena a dor kkk

      Excluir
  13. Karol estou querendo tatuar 2 frases, uma na costela e uma a baixo do peito, e estou com muito medo da dor, pois todos falam que é as partes que mais doem, sei que vai doer é claro, mas queria que me confortasse pois é meu sonho, quase desiste das tattoos, e gostaria de saber se tatuar frases, demora menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, serei muito sincera, DÓI. Pelo menos, em mim, foi a parte que mais doeu. Pega exatamente a costela. Se a pessoas for mais gordinha, pode ser que sinta um pouco menos, mas DÓI. Isso não tem como fugir.

      Quantos as frases, elas costumam ser mais rápidas sim, já que não têm muitos detalhes de sombra ou cor.

      Espero que consiga tatuar. Não é uma dor insuportável, e depois passa, e você terá sua tatuagem pra sempre. ;)

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tenho uma tatoo no pulso, é uma frase, então foi bem rápido e não doeu nada! Quero fazer um cavalo, tipo tamanho médio só preto e sombreado, sei que na costela dói mas é o único lugar que eu acho que vai ficar legal, mas tem um detalhe estou um pouco acima do peso (uns 10 kg) e na minha costela forma uma dobrinha, será que consigo achar uma posição/jeito de conseguir fazer e ficar um resultado MARA?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Kamila. Essa coisa do lugar tem que ser visto com o tatuador. Talvez você ache as dobrinhas te atrapalhem, mas ele consegue um lugar. As vezes é pouco, então nem deforma o desenho. Isso terá que ser visto com ele mesmo, e, talvez, ele ainda te indique um lugar melhor. Talvez a coxa, porque aí cabe um cavalo com vários detalhes, sem se preocupar com as dobrinhas. ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. To super nervosa!!!! Vou fazer minha primeira tatto sábado, vou fazer a mão de fátima abaixo do pescoço bem no meio das costas, nem é grande é do tamanho da palma da minha mão... Não sei se to com medo da dor ou da minha reação pois tenho muito medo de agulhas.. Tenho três piercing nariz, umbigo e mamilo e quando fui colocar o do mamilo praticamente desmaiei por isso to com medo, apesar qe é nas costas r eu nem vou ver nada né.. O que vc acha? Será que vai doer tanto? To tentado fica bem tranqüila p não desmaiar

      Excluir
    4. Se eu entendi bem o lugar, tenho uma no mesmo lugar. Tem muito tempo que fiz, mas não dói tanto assim não, ainda mais que sua tatuagem é em simples. Acho que você vai curtir e vai ficar uma tatuagem linda. :D

      Excluir
  16. Viu quero faze um filtro dos sonhos na costela.. Sera q vai doe mto.. Estou um pouco preocupada com iso .. Mais tbm MSM q doa eu kero mto fz.. Mais meu medo MSM eh da minha reação na HR q enfia a agulha.. Quanto tempo sera q dura PA fz uma tatto desa ??
    Obg

    ResponderExcluir
  17. Olá quero fazer um dragão bem real da costela até o começo da cocha e sobreado, será que vai doer muito, mas será um dragão estilo do coração de dragão . Será que tem algo que anestesie o local e amenize a dor ?

    ResponderExcluir
  18. Carol, to muito afim de fazer uma tattoo. Quero fazer apenas uma, pois minha mae e minha namorada nao curtem a ideia kkk, entao resolvi fszer um lobo em estilo realismo na costema, mas estou cm receio de nao suportar a dor. Nunca tive problema cm dor, levo na boa, mas de tanto falarem q dói muito tenho esse medo. O que voce me indicaria ?

    ResponderExcluir
  19. Ola quero fazer minha primeira tatuagem e quero uma frase na costela, sou frequinha com dor o que me recomenda?? Fazer uma outra tatoo antes menor e em um lugar que nao doi tanto ou ja faço ela de uma vez? Quanto tempo demoraria para tatuar uma frase de umas 6 palavras??

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi,meu Nome eh Rayssa tenho 18 anos e já sou mamãe gostaria de fazer minha primeira tattoo pra homenagear meu filho e gostaria de saber se a dor de uma tattoo no pulso é pior que a dor de um parto normal ?

    ResponderExcluir
  22. Oi,meu Nome eh Rayssa tenho 18 anos e já sou mamãe gostaria de fazer minha primeira tattoo pra homenagear meu filho e gostaria de saber se a dor de uma tattoo no pulso é pior que a dor de um parto normal ?

    ResponderExcluir