sábado, 22 de março de 2014

Cantada e Cultura do Estupro




Há dias sinto a necessidade de dizer aqui o porque o feminismo é importante. Mas quero focar esse post sobre as cantadas e a liberdade feminina.

Todos os dias, nós mulheres somos obrigadas a SUPORTAR a tal CANTADA. Não consigo entender porque os homens acham que isso nos agrada. É gatinha, gostosa, delícia, boneca... E pode piorar... Já ouvi pessoas que escutaram "te chupo toda". "TE CHUPO TODA" de um desconhecido é a coisa mais nojenta que alguém pode escutar na rua.... Será que esses homens não conseguem entender que NENHUMA mulher vai parar, e agarrar ele na rua por conta de cantadas babacas...




NÃO, cantadas NÃO SÃO elogios. Cantadas são desnecessárias e nojentas. E essa desculpa de "mulher gosta, se sair na rua e ninguém olhar acha que tá feia" É MENTIRA... Quantas vezes já mudei de roupa antes de sair de casa, por conta das possíveis cantadas que seria obrigada a escutar.Homens entendam que elogio é diferente de cantada. Se eu não te conheço, não precisa vir me """"elogiar""". 




Outro dia fui à academia fazer avaliação e precisei ir de short. Escutei tanta bobagem enquanto passava. Eu só queria ir a academia, só queria andar na rua e sou OBRIGADA a escutar cantadas. Isso é incômodo. E, eu que defendo tanto a liberdade da mulher, não consigo revidar as cantadas. A única coisa que faço é fechar a cara. Não consigo xingar, não consigo responder, não consigo nem mostrar o dedo do meio. Porque isso acontece? POR MEDO. Sim, eu ainda sinto medo dos homens. Tenho medo de fazer isso e ser atacada, infelizmente. Fui pra faculdade de short esses dias pra trás. Primeiro, fui obrigada a escutar um MONTE de "trabalhadores" em um ônibus mexendo comigo, e pior, o ônibus parou no sinal e ficou exatamente no ponto. Depois, subi no ônibus que eu esperava. Toda vez que o ônibus parava, torcia pra nenhum homem sentar ao meu lado. Eu estava com medo. 




Depois que escutarmos histórias de outras mulheres, nós percebemos o quanto o feminismo é importante. Nós, mulheres, deveríamos ter a liberdade de usar A ROUPA QUE TIVERMOS VONTADE A HORA QUE QUISERMOS, sem nos preocuparmos com o que vão falar na rua. Deveríamos poder falar o que quisermos, sem nos preocupar com julgamentos. Deveríamos poder ir e voltar a hora e de onde quiséssemos, sem a interferência de ninguém. Infelizmente a realidade não é essa. 



Cantadas de rua também ajudam a perpetuar a cultura do estupro. Como? Simples: ao tratá-las como algo normal, você passa o recado de que é OK um homem dizer a uma mulher o que ele gostaria de fazer com ela sem o consentimento dela, afinal, ela não pediu a opinião dele e não está disponível. Se um homem continua avançando sexualmente em relação a uma mulher, seja com palavras ou ações, sem que ela deseje fazer parte disso, isso quer dizer o quê? (visto aqui: http://migre.me/isaGA e leia mais sobre cultura do estupro aqui: http://migre.me/isaID)




Indico a página do facebook Cantada de rua - conte o seu caso pra que as pessoas leiam relatos de cantadas, e até estupros. A situação é séria. Homens fazem piadas e acham bobagem, mas esses nunca sentiram na pele o que é querer usar a roupa que quiser, e não poder. Ou apenas sair na rua, em um dia que você nem sequer quer ser notada e escutar o que não quer. Ou, ainda, tentar ser obrigado a ficar com alguém (algo muito comum em shows, micaretas, carnaval...). Os homens que fazem esse tipo de piada não sabem o que é aguentar o dia-a-dia de falsos "elogios" e ainda ter que aceitar. Esses homens não sabem o que é ser mulher. 




Então, não façam aquilo que não gostariam que fizessem com vocês. Empatia existe e pode ser usada. Deixem as pessoas seguirem suas vidas em paz. NINGUÉM QUER A SUA OPINIÃO. Apenas viva a sua vida, e deixe que as outras pessoas vivam as delas. Deem liberdade à mulher e não cultuem a cultura do estupro.



(Obs: E não me venham com a desculpa de que é "instinto")



Relembrando um caso, já esquecido pela mídia, INFELIZMENTE.



Post por: Karol Almeida
Imagens: Google (caso alguém seja dono das imagens, 
favor me avisar para colocar os devidos créditos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário