domingo, 15 de julho de 2012

Moda: Chicana

Hola, ¿cómo estás?
  
Vim aqui falar sobre um estilo que está chamando MUITO a minha atenção ultimamente.
(Mais do que o que já chamava)

Estilo Chicana/Chola
Antes de mostrar, vou contar um pouco sobre a história dos Chicanos.

Significado de Chicanoadj. e s.m. (pal. ing.) Pej. Diz-se de ou norte-americano de ascendência mexicana. (fonte: http://www.dicio.com.br/chicano/)
Chicana feminismo, também chamado de Xicanisma, é um grupo de teorias sociais que analisam o papel histórico, social, político e econômico do México americano , Chicana , e hispânicos mulheres nos Estados Unidos. (traduzido do: http://en.wikipedia.org/wiki/Chicana_feminism)
(Livro escrito pelas Chicanas: Chicanas Speak Out
 http://library.duke.edu/rubenstein/scriptorium/wlm/chicana/)


E um pouco da história:
(Essa história foi retirada do site: Noticiário Periférico
Por: Anderson Lima - Féta


"Introdução:
Essa treta é velha... Nos anos 60, mexicanos das grandes

cidades da Califórnia (tipo L.A., San Diego, etc), começaram a se revoltar por causa das discriminações sofridas, e as dificuldades do dia-a-dia levou a muitos a entrar no mundo do crime, e conseqüentemente isso trouxe mais violência para a população excluída.

A medida que os "negócios" foram crescendo, lá pros 70, 
eles criaram uma facção chamada“LA M” (La Mafia Mexicana), e começaram a colar pro Norte. Só que lá no Norte os mexicanos viviam de plantações (pois lá era + vales) então começaram a tretar com os que vinham do sul da Califórnia.

Dai os caras do Norte também criaram uma facção chamada “Nuestra Família”. E começou essa treta de mexicanos vs.mexicanos... Pra representar “La M”, os do sul começaram a usar o n.º 13, porque M é a 13ª letra do alfabeto e os do norte adotaram o 14 (porque N de “Nuetra” Familia é a 14ª letra).

Os anos passaram, e o bagulho tinha virado organizações locas.
As cadeias cheias de chicanos das duas bancas. Como o foco da M ficava no Sul e da N no norte, os chicanos presos que eram do Sul, mesmo que não fizessem parte da facção, ficavam com os da “M” (Máfia Mexicana), e os do norte a mesma coisa, ficavam com os da N (Nuestra Familia).

Então uma vez houve que o governo ao distribuir as roupas dos presidiários, também distribuiu bandanas e só tinha duas cores - vermelho e azul - os dos sul, chamados sureños, cataram bandanas azuis e os do norte, chamados
norteños cataram o vermelho.

Dai os caras ao saírem da cadeia, passaram isso pra ruas: Levaram pro Norte o vermelho e o n.º 14, e os do Sul levaram o azul e o n.º13.

Passaram os anos e bagulho espalhou. Daí surgiu as gangues SUREÑOS (que usam azul e 13) e  NORTEÑOS (que usam vermelho e 14) o bagulho agora é à parte, não precisa necessariamente mais ter a ver com “LA M” ou com a “Nuestra Família”.

Esses bagulhos continuam existindo, mas é pra controlar tráfico, essas coisas. Já os Sureños e Norteños virou um bagulho tipo cultura dos chicanos gangstas de lá. A maioria dos chicanos do sul são sureños e do norte norteños,
mas não quer dizer que todos chicanos são, muitos preferem ser neutros nessa treta.

Essa introdução foi realizada pelo  ESE Santiago Madruga, na comunidade que eu modero no Orkut, a Chicano Rap e Rap Latino.
Ele resumiu como ninguém a treta entre essas duas facções das ruas."

Enfim... Apesar da história ser SUPER interessante, a moda também é.
Então vou começar mostrando Litlle Loca, uma das maiores representantes do estilo, com vários vídeos na Net.


Bandana Homegirl Style - Litlle Loca


Mesmo em inglês, é SUPER tranquilo de entender...


A Bandana é um dos PRINCIPAIS pontos do estilo Chicana. Além dela, temos os suspensórios e as roupas super marcadas.





  



Outra marca importante nas Chicanas é a Maquiagem SUPER forte.





Elas demostram muita atitude e força. Sempre lindíssimas. Uma famosa que ADORA o estilo é a Lindíssima da Gwen Stefani.





E então meninas? Curtiram a história e o Estilo das Chicanas?


Karol Almeida

5 comentários: